BRASÍLIA, DF – BRASIL
De 3 a 6 de dezembro de 2024

SOBRE

Pela primeira vez, o Brasil recebe o América Aberta, que reúne renomados encontros internacionais voltados à pesquisa, publicação e uso de dados abertos relacionados a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto, tecnologias cívicas, jornalismo de dados, governo digital, responsabilização e equidade.

A programação do América Aberta incluirá um conjunto de atividades nacionais e internacionais, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a Semana Dados BR e o Encontro de Governo Aberto.

Esta edição do ciclo de eventos será realizada sob a coordenação de uma Comissão Organizadora Local, integrada pela Controladoria-Geral da União, pela Open Knowledge Brasil, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo.

Participam ainda, como organizadores, a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Aliança para Governo Aberto (OGP).

O evento acontecerá no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, de 3 a 6 de dezembro de 2024.

Comitê Organizador Local

Controladoria-Geral da União (CGU)
Órgão do governo federal brasileiro responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção. Ela atua por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria e prevenção e combate à corrupção.

Open Knowledge Brasil (OKBR)
Organização nacional apartidária, sem fins lucrativos, que utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, faz análises de políticas públicas, trabalha com jornalismo de dados e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente, com uma participação política mais efetiva e aberta.

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
Entidade civil sem fins lucrativos que implementa decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Suas áreas de atuação incluem infraestrutura da Internet, segurança, indicadores e tecnologias web.

Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (COLAB/USP)
Centro de pesquisa que trabalha em parceria com governos e organizações da sociedade civil, focando em governo aberto, acesso à informação, transparência, privacidade, liberdade de expressão e colaboração em rede.

Organizadores internacionais

Organização dos Estados Americanos (OEA)
Principal fórum regional para o diálogo, análises de políticas e tomadas de decisões relacionadas aos assuntos do Hemisfério Ocidental. Ela promove liderança entre as nações das Américas, identificando problemas e oportunidades no hemisfério, abrangendo temas como democracia, direitos humanos, segurança multidimensional e desenvolvimento sustentável.

Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos (ILDA)
A ILDA promove a abertura de dados na América Latina, incentivando a colaboração e o uso de informações públicas para impulsionar inovação, transparência e participação cidadã.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Organização internacional que busca promover políticas para melhorar o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo, por meio de cooperação e compartilhamento de boas práticas.

Parceria para Governo Aberto (OGP)
Iniciativa global que reúne governos e sociedade civil para promover a transparência, prestação de contas, participação cidadã e inovação no setor público.